domingo, 8 de agosto de 2010

O Código da Inteligência - Código do Eu como Gestor do Intelecto - Parte 2

Para ser um gestor inteligente e eficiente do intelecto, deve-se aprender a trabalhar estas ferramentas:

  1. Ter consciência da existência do “Eu”, que representa a capacidade de escola, autodeterminação e consciência crítica.
  2. Treinar o Eu para administrar pensamentos, ideias, imagens mentais e fantasias.
  1. Ter plana consciência de que não apenas a qualidade dos pensamentos no teatro psíquico pode comprometer a saúde psíquica – por exemplo os pensamentos perturbadores, pessimistas e mórbidos – mas também a quantidade de pensamentos é importante. Uma hiperconstrução de pensamentos, como preocupações, antecipação de situações do futuro, ruminação de experiências passadas, pode gerar a síndrome do pensamento acelerado, SPA.
  2. A SPA compromete uma série de códigos da inteligência, como o código da interiorização(fazer suas as opiniões), concentração, observação, dedução, indução, bloqueando funções vitais do intelecto.
  3. Dar um choque de gestão na psique usando a arte da dúvida para questionar tudo o que nos controla, todas as falsas crenças, dogmas(Ponto fundamental e indiscutível de uma crença religiosa) doentios, verdade absolutas.
  4. Dar um choque de gestão na psique usando a arte da crítica para reciclar cada ideia pessimista, cada imagem mental perturbadora.
  5. Dar um choque de gestão para desacelerar os pensamentos, aliviar a SPA, e para estimular o Eu a deixar de ser um espectador passivo do teatro psíquico e assumir o seu papel como ator principal desse teatro, como diretor do roteiro da peça existencial.
  6. Produzir janelas paralelas na memória. Fazer a mesa redonda do “Eu” fora do foco de tensão, reunindo-se com os medos, angústias, fantasias, inseguranças, questionando suas
    causas e consequências.
  7. Reeditar o filme do inconsciente. Fazer a mesa redonda do “Eu” dentro do foco de tensão, quando a janela killer estiver aberta, ou seja, no exato momento da crise, do ataque de pânico, da reação fóbica, do sentimento de perda.
  8. Filtrar estímulos estressantes usando os cinco procedimentos acima.





" Nenhum pensamento é verdadeiro, mas uma interpretação da realidade. No ato de interpretação, o estado emocional (como estamos), social (onde estamos), personalidade (quem somos), metabolismo cerebral (genética), entram em cena causando micro ou macro distorções. Por isso, a verdade é um fim inatingível. " Augusto Cury





Decifrando o Código do Eu como gestor do intelecto: Exercícios

  1. Gastar pelo menos dez minutos passeando dentro de si mesmo ou alguns minutos várias vezes ao dia para fazer uma mesa redonda diária com os medos, ansiedades, preocupações, angústias, estilo de vida doentio.
  2. Cada pensamento negativo deve ser confrontado pela arte da crítica e da dúvida no exato momento em que se aparecem. Pensar, refletir, questionar e até impugnar e protestar conta cada ideia perturbadora ou estímulo estressante que asfixia o prazer e a tranquilidade.
  3. Aprender a conservar o senso de espaço ou propriedade psíquica. Ninguém pode invadir esse espaço sem que você permita.
  4. Sempre se perguntar quem sou, onde estou, oque sou, o que quero, qual meu papel enquanto ser humano e ser social.
  5. Cuidar da psique como a mais importante empresa, a única que não pode falir.





" Mais de 90% de nossas correções não educam, invadem a privacidade. Por que? Porque primeiro queremos conquistar a razão para depois a emoção. Conquiste primeiro a emoção, valorize quem será corrigido, e somente depois faça sua crítica. você não será um invasor, mas sim um educador inesquecível. " Augusto Cury


" Sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, e disciplina sem sonhos produz pessoas autômatas, que só sabem obedecer a ordens. " Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário