O Código da Autocrítica é o código de quem se auto-avalia, pondera seus atos, julga seus comportamento, ajuda-se, autocorrige, reflete sobre suas reações, conjectura consigo mesmo.
“Quem decifra o Código do Autocrítica se localiza tempo-espacial-existencialmente e não apenas tempo-espacialmente que são os parâmetros da teoria da relatividade. Sabe que a vida é brevíssima para viver, mas longuíssima para cometer injustiças, tropeçar, falhar e desenvolver conflitos.“
“O silêncio e a tolerância são o vinho dos fortes, a reação impulsiva é a embriaguez dos fracos. O silêncio e a tolerância são as armas de quem pensa, a reação instintiva é a arma de quem não pensa. É muito melhor ser lento no pensar, do que rápido em machucar.“
“Não existem relações perfeitas. Não existem almas gêmeas, que tenham os mesmo gosto, pensamentos e opiniões iguais o tempo todo, a não ser no cinema. Decepções fazem parte do cardápio das melhores relações. Nesse cardápio, precisamos do tempero do silêncio para preparar o molho da tolerância.“
Quem almeja decifrar o Código da Autocrítica tem de levar em consideração essas observações:
- Quem gasta compulsivamente no presente poderá se angustiar no futuro.
- Quem acha que o seu sucesso é eterno poderá se deprimir ao descobrir que o sucesso é mais efêmero(curta duração), passageiro, do que se imagina.
- Quem se atola de atividades achando que sua saúde é de ferro poderá surpreender-se quando seu corpo entrar em colapso.
- Quem leva seus estudos na brincadeira se surpreenderá ao descobrir que perdeu os melhores anos para se preparar para uma sociedade que exclui os que brincam com a vida.
- Quem acha que o amor dura para sempre e não se preocupa em cultivá-lo poderá se assustar quando seu parceiro perder o encanto e pedir o divórcio.
" Ninguém é digno do pódio se não usar seus fracassos para conquistá-lo. " Augusto Cury
" Ninguém é digno da sabedoria se não usar suas lágrimas para irrigá-la. " Augusto Cury
" Ninguém é digno do oásis se não aprender a atravessar seus desertos. " Augusto Cury
O Código da Autocrítica nos faz construir estratégias para decifrarmos o código do amor e da admiração. Quem quer decifrá-lo deve aplicar estas ferramentas:
- Elogie sempre antes de criticar ou apontar um erro. Primeiro conquiste o território da emoção depois o da razão
- Tenha reações generosas e surpreendentes.
- Fale menos e aja mais. Economize argumentos.
- Humanize-se. Revele capítulos de sua vida. Conte suas lágrimas, seus dias mais difíceis, suas aventuras.
- Descubra quem você ama. Interesse-se pelos seus interesses, pergunte sobre as dificuldades, mostre preocupação com ele ou ela.
- Se tiver a necessidade de ser perfeito, de se defender compulsivamente e estar sempre certo, recicle-se, pois ela destrói relacionamentos. Você pode ganhar o debate, mas perderá quem ama.
Decifrando o Código da Autocrítica: Exercícios
- Praticar o Stop Introspectivo: pare e pense antes de reagir. Ser sempre fiel a sua consciência.
- Praticar a oração dos sábios: o silêncio. Não se submeter à ditadura da resposta e nem ter a necessidade neurótica de reagir.
- Não viver em função do binômio estímulo-resposta ou da atitude bateu-levou. Saber que esse instinto é animalesco e destrutivo.
- Não ser escravo do que os outro pensam e falam de si.
- Humanizar-se nas relações sociais. Não conquistar o temor, mas o amor e a admiração das pessoas próximas. Provocar estrategicamente o fenômeno RAM(Registro Automático da Memória) com imagens surpreendentes.
" Desejos são intenções superficiais, sonhos são projetos de vida. Desejo não resistem ao calor das perdas, sonhos criam raízes nas dificuldades. Até os psicopatas têm desejos de mudança, mas só os que sonham transformam sua realidade. " Augusto Cury
Nossa amor!!! como a mamãe tem orgulho de vc...te amo muito...beijo.
ResponderExcluirAmoo esse livro que me serve de inspiração a cada amanhecer.
ResponderExcluirParabens, voce é humildemente inteligente.