Resiliência é a capacidade de um material de suportar tensões, pressões, intempéries, adversidades. É a capacidade de se esticar, assumir formas e contornos para manter sua integridade, preservar sua anatomia, manter sua essência.
Para decifrarmos e vivenciarmos o Código da Resiliência precisamos aprender que:
- Ninguém é digno do pódio se não usar os fracassos para alcançá-lo.
- Ninguém é digno da maturidade se não usar suas incoerências para produzi-la.
- Ninguém é digno da saúde psíquica se não usar suas crises, angústias, fobias, humor depressivo, para destilá-la.
- Nenhum ser humano ou nenhuma empresa ou instituição será digna do sucesso se desprezar suas derrotas, vexames, percalços, acidentes de percurso.
- Dar as costas para as adversidades é a pior maneira para superá-las.
- Fazer a mesa redonda do Eu para reunir nossos pedaços, manter nossa integridade, debater com nosso desespero, questionar nosso pessimismo, estabelecer estratégias de superação.
- Uma pessoa determinada, que não desiste de seus sonhos, que não abre mão de ser feliz, apesar do seus caos, tem muitos mais chance de usar seus caos como oportunidade criativa. Alguns aspectos da teimosia não são saudáveis, mas não há dúvida de que uma pessoa resiliente tem boas doses de teimosia.
Decifrando o Código da Resiliência: Exercícios
- Ter consciência de que a vida é cíclica. Não há sucesso que dura todo tempo e nem fracasso que é “eterno”. Aplausos e anonimato alternam-se de múltiplas formas.
- Treinar diariamente a enfrentar obstáculos, barreiras, dificuldades, crises, com flexibilidade, maleabilidade, reflexibilidade.
- Saber que as decepções e as adversidades nos constroem ou nos destroem. Usá-las para se reconstruir.
- Ter plena consciência de que ninguém é digno da saúde psíquica se não usar suas crises, angústias, fobias, humor depressivo, para destilá-la.
- Ter sapiência(sabedoria) diária de que nenhum ser humano ou nenhuma empresa ou instituição será digna do sucesso se desprezar suas derrotas, vexames, percalços(transtorno inerente a uma profissão), acidentes de percurso. Aprender a escrever nos dias mais dramáticos de nossa existência os capítulos mais importantes de nossa história.