segunda-feira, 7 de maio de 2012

Faculdade e a vontade de não estudar


Antes de começar a falar no tema que escolhi, gostaria de agradecer duas pessoas, pois sem elas eu não teria voltado a escrever as minhas besteiras e pensamos no blog. Obrigado Ellen Leão e Carlos Alexandre Lucas(http://kasinhadesapo.blogspot.com.br/).

Faculdade, muitas pessoas fazem e a grande maioria delas se forma, ou seja, adquirem um diploma, mas muitos estudantes se perguntam o porquê aprender certa matéria? Eu vou dar minha opinião sobre essa pergunta que é sempre presente na mente dos estudantes.
Matemática, física, química, desenho técnico, matérias que sempre no faz pensar na questão acima. Quando eu estava no inicio na minha faculdade eu tinhas essas matérias e me perguntava: “Porque? Porque aprender isso? Eu sou estudante de Engenharia da Computação e portanto gostaria de pegar um computador abrir e ressuscita-lo e não fica estudando Blaise Pascal, ou historia da computação”. Mas como sempre procuro fazer, antes de demostrar minha indignação ao mundo exterior, resolvi pensar e tentar responder minha própria pergunta e obtive a seguinte sentença.
Quando estudamos a matéria específica como as citadas acima, estamos trenando nossa mente, ou melhor, desenvolvendo nossa mente, raciocínio e capacidade de pensar, então eu realmente acho que o conteúdo mostrado não é de tão relevância, mas é de extrema importância que aprendemos esse conteúdo, para que possamos usa-lo como ferramenta para desenvolvimento da nossa capacidade de pensar e resolver problemas.
Para algumas pessoas realmente precisará do conteúdo bruto, mas para a grande maioria o conteúdo vai ser apenas a ferramenta, e se por acaso não aprendermos e perto da prova decorar ou então colar, de nada adiantou a nota tirada, pois você não aprendeu a aprender, e sim a copiar ou trapacear e passar uma pessoa para traz, no caso seu professor... Quando colamos além de simplesmente negligenciar conhecimento ficamos mais ignorantes e praticamos uma coisa que destrói nosso caráter, a trapaça.

Bom, espero que tenha ficado claro e meu ponto de vista e não muito agressivo, mas para os que não entenderam, vou resumir.


Estude, sim estude muito, o máximo que você conseguir, se deu mal na prova? Ótimo já eliminou uma forma errada de estudar, bora estudar mais e de forma diferente. Não, provavelmente você não vai usar Bhaskara no seu serviço. Mas se você não aprender a usar essa ferramenta (Bhaskara), como esperar aprende usar uma chave de fenda? Ok, vendo outra pessoa usar? Realmente da certo, mas e quando essa ferramenta é desconhecida ou não tão simples de usar e você vai precisar aprender a usa-la? Não, se você não se preparar você não vai dar conta e o “nerd” da sua sala vai conseguir e ainda pergunta para você, como tu se formou? É o mesmo principio da lei de Gauss!

Não existe pessoas mais inteligente do que as outras, mas existem pessoas mais esforçadas do que as outras! O que você esta preparado para abrir mão, em troca do seu sucesso pessoal?

8 comentários:

  1. Jonathan blogueiro...
    Quando você fala em trapaça, não creio que seja contra o professor. Na verdade, a trapaça está mais para picaretagem acadêmica, e é dirigida a toda a sociedade. Explico. Muitos simplesmente apenas passam pelo curso superior e, ao final de uma graduação medíocre, tiram um diploma. Alguns mais corajosos têm a audácia de dizer que não necessitam estudar, e que passar pela graduação é algo simples. Alguns outros, ainda mais picaretas, aventuram-se a fazer uma pós-graduação sem, sequer, terem desenvolvido qualquer tipo de trabalho acadêmico com um mínimo de comprometimento e honestidade. E pior, todas estes ingressam, uma hora ou outra, no mercado de trabalho. São nestes "profissionais" em quem confiamos. São por estes picaretas mal preparados que nossa sociedade é construída.
    Então, fica a pergunta: levar uma graduação nas coxas é só uma trapaça contra a instituição de ensino ou é, antes, uma grande auto-enganação e uma tremenda de uma picaretagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriel,
      Você pegou o espirito da coisa, realmente é bem revoltante, e você deu bons exemplos que sintetiza o desespero de um tomador de serviço(Cliente) quando se depara com um profissional mal preparado.
      Acredito eu, que como algumas das nossas faculdade e universidades não tem condições de preparar o profissional da forma que o mercado precisa, essa responsabilidade passa para a empresa de grande porte, onde ela precisará reeducar o profissional para o mercado de trabalho. Mas a grande maioria não o faz assim, portanto é por isso que temos muitas reclamações de clientes insatisfeitos e muitos profissionais despreparados reclamando do salario.
      Como a empresa não obriga o funcionário a se preparar ela para pouco, e como o funcionário esta acomodado, ele não se qualifica e se limita apenas a reclamar do salário. Salvo algumas raras exceções.
      E quem paga o pato somos nos!

      Excluir
  2. Acho que todos já passaram por isso. No primeiro ano tive uma matéria que chamava: Homem e sociedade, nossa pra que isso, tinha muita coisa que não concordava, o prof falava que o mundo começou através de uma bactéria e que somos parentes do macaco, ai não né, tinha algumas coisas que faziam sentido, como tratar o próximo com respeito, e nunca duvidar do que esta dizendo, mas essa matéria era as ultimas de sexta, era de chorar rsrsrsrs mas já passou.
    Não acho que era tão importante assim, poderia ter aprendido outra coisa que realmente valeria a pena ficar ouvindo, essa matéria era mto insignificante, mas isso foi o que eu passei não sei se é pra todos.
    Isso que falou de colar esta certo, só que cada um tem que procurar a maneira mais fácil de estudar e entender.

    Meus parabéns por voltar escrever agora tu vai longe.
    Muito obrigada pela homenagem, mas vc que teve a iniciativa de escrever novamente.

    Até o próximo assunto
    Sugestão ... a importância de se cuidar, o que acha????

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E aih Jhow... desculpe não ter lido antes e obrigado pelo agradecimento e divulgação da Kasinha de Sapo.

    Sobre a questão inicial, "para que estudo isso?", nada "teoricamente" é por acaso. Digo teoricamente, porque as instituições de ensino são obrigadas pelo MEC a colocar algumas disciplinas obrigatórias na grade escolar. Nos 2 primeiros semestres de psicologia, haviam algumas matérias que aparentemente não se encaixavam, ou não tinham importância, mas ao ler o livro Tábula Rasa, de Steven Pinker (pesquise sobre ele para ter uma idéia melhor), logo no primeiro capítulo consegui identificar o conteúdo de todas elas. Isto é, se não as tivesse estudado, nunca teria entendido o texo, quem dirá o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a disciplina "Homem e Sociedade" citada pela Ellen Leão, acredito que tenha a mesma importância que a disciplina "História da Arte" dentro do curso de Medicina. História da arte na medicina? você pode perguntar, sim, porquê? Para que os alunos não deixem de ver o lado humano das pessoas. Os médicos tendem a esquecer que estão lidando com pessoas e agem como se estas fossem objetos. No caso dos que trabalham com máquinas, não podem esquecer que estas "servem" às pessoas e não vice-versa.

      Excluir
  5. Agora, sobre colar... bem... deixe os manés colarem. Afinal, eles serão seus concorrentes no mercado de trabalho, não é mesmo?

    ResponderExcluir