segunda-feira, 7 de maio de 2012

Faculdade e a vontade de não estudar


Antes de começar a falar no tema que escolhi, gostaria de agradecer duas pessoas, pois sem elas eu não teria voltado a escrever as minhas besteiras e pensamos no blog. Obrigado Ellen Leão e Carlos Alexandre Lucas(http://kasinhadesapo.blogspot.com.br/).

Faculdade, muitas pessoas fazem e a grande maioria delas se forma, ou seja, adquirem um diploma, mas muitos estudantes se perguntam o porquê aprender certa matéria? Eu vou dar minha opinião sobre essa pergunta que é sempre presente na mente dos estudantes.
Matemática, física, química, desenho técnico, matérias que sempre no faz pensar na questão acima. Quando eu estava no inicio na minha faculdade eu tinhas essas matérias e me perguntava: “Porque? Porque aprender isso? Eu sou estudante de Engenharia da Computação e portanto gostaria de pegar um computador abrir e ressuscita-lo e não fica estudando Blaise Pascal, ou historia da computação”. Mas como sempre procuro fazer, antes de demostrar minha indignação ao mundo exterior, resolvi pensar e tentar responder minha própria pergunta e obtive a seguinte sentença.
Quando estudamos a matéria específica como as citadas acima, estamos trenando nossa mente, ou melhor, desenvolvendo nossa mente, raciocínio e capacidade de pensar, então eu realmente acho que o conteúdo mostrado não é de tão relevância, mas é de extrema importância que aprendemos esse conteúdo, para que possamos usa-lo como ferramenta para desenvolvimento da nossa capacidade de pensar e resolver problemas.
Para algumas pessoas realmente precisará do conteúdo bruto, mas para a grande maioria o conteúdo vai ser apenas a ferramenta, e se por acaso não aprendermos e perto da prova decorar ou então colar, de nada adiantou a nota tirada, pois você não aprendeu a aprender, e sim a copiar ou trapacear e passar uma pessoa para traz, no caso seu professor... Quando colamos além de simplesmente negligenciar conhecimento ficamos mais ignorantes e praticamos uma coisa que destrói nosso caráter, a trapaça.

Bom, espero que tenha ficado claro e meu ponto de vista e não muito agressivo, mas para os que não entenderam, vou resumir.


Estude, sim estude muito, o máximo que você conseguir, se deu mal na prova? Ótimo já eliminou uma forma errada de estudar, bora estudar mais e de forma diferente. Não, provavelmente você não vai usar Bhaskara no seu serviço. Mas se você não aprender a usar essa ferramenta (Bhaskara), como esperar aprende usar uma chave de fenda? Ok, vendo outra pessoa usar? Realmente da certo, mas e quando essa ferramenta é desconhecida ou não tão simples de usar e você vai precisar aprender a usa-la? Não, se você não se preparar você não vai dar conta e o “nerd” da sua sala vai conseguir e ainda pergunta para você, como tu se formou? É o mesmo principio da lei de Gauss!

Não existe pessoas mais inteligente do que as outras, mas existem pessoas mais esforçadas do que as outras! O que você esta preparado para abrir mão, em troca do seu sucesso pessoal?