O Código do Debate de ideias é o alicerce do processo de formação de pensadores, o segredo que fundamenta intelectos livres, destemidos, intrépidos(que não tem medo), seguros, participativos. É o código que habilita a trabalhar em equipe, interagir, trocar experiências, romper o cerco da insegurança.
“Se um aluno não aprender a questionar (a) seu professor, (b) o conhecimento que lhe é transmitido e nem muito menos, (c) quem o produziu e (d) como o produziu, terá grande chances de se tornar um mero repetidor de ideias. Sem aprender a fazer debate sobre esses quatro elementos, não saberá transformar informações em conhecimento, conhecimento em experiência e experiência em sabedoria. A escola clássica deveria incentivar rebeldia saudável e não a submissão, a inquietação e não o conformismo, a participação e não a quietude(sossego), a construção e não a servidão.“
Para decifrar o código do debate de ideias, é necessário:
- Ser instigado a expressar seus pensamentos.
- Ser provocado a questionar o conhecimento transmitido.
- Ser estimulado a indagar seu processo de produção.
- Conhecer a história básica do produtor de conhecimento, suas batalhas, dificuldades exploratórias, golpes de ousadias, fragilidade, preconceitos enfrentados, desafios vivenciados.
- Ter intimidade com a arte da dúvida.
- Aprender a expor e não impor suas ideias.
- Jamais considerar seus paradigmas, conceitos, opiniões, ideias, como verdades absolutas.
- Dar o direito para os outros confrontarem suas ideias.
- Não ter a necessidade neurótica de estar sempre certo. Saber que a unanimidade de pensamentos é burra. A sabedoria está em respeitar nossas diferenças.
- Trabalhar em equipe estimulando todos os participantes a expressarem suas ideias. No ambiente do debate, trocar conhecimentos, cruzar experiências, procurar caminhos, construir metas.
Decifrando o Código do Debate de ideias: Exercícios
- Expressar o que sente e pensa com respeito. Não ser submisso e nem marionete de ambientes e circunstâncias.
- Treinar trabalhar em equipe: valorizar a força do grupo, colaborar, interagir, traçar objetivos, valorizar ideias mesmo que inaproveitáveis. Romper o processo de isolamento e promover a cooperação.
- Estimular o cérebro do time, mais do que indivíduos. Provocar a inteligência dos membros e explorar seu potencial.
- Exercitar-se sempre a expor e não impor as ideias. Tomar cuidado com o tom de voz, a pressão e a insistência. Esses fenômenos são sintomas de que impõem suas ideias.
- Aprender a não ser monossilábico. Libertar o imaginário, deixar fluir o raciocínio.
" A vida é um grande contrato de risco, tem curvas imprevisíveis e acidentes inevitáveis. " Augusto Cury
" A sabedoria não esta em não falhar ou sofrer, mas usar nossas falhas para amadurecer e nosso sofrimento para compreender a dor dos outros. " Augusto Cury
Nenhum comentário:
Postar um comentário