segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Código da Inteligência - Código do Debate de idéias - Parte 5


O Código do Debate de ideias é o alicerce do processo de formação de pensadores, o segredo que fundamenta intelectos livres, destemidos, intrépidos(que não tem medo), seguros, participativos. É o código que habilita a trabalhar em equipe, interagir, trocar experiências, romper o cerco da insegurança.


“Se um aluno não aprender a questionar (a) seu professor, (b) o conhecimento que lhe é transmitido e nem muito menos, (c) quem o produziu e (d) como o produziu, terá grande chances de se tornar um mero repetidor de ideias. Sem aprender a fazer debate sobre esses quatro elementos, não saberá transformar informações em conhecimento, conhecimento em experiência e experiência em sabedoria. A escola clássica deveria incentivar rebeldia saudável e não a submissão, a inquietação e não o conformismo, a participação e não a quietude(sossego), a construção e não a servidão.“



Para decifrar o código do debate de ideias, é necessário:

  1. Ser instigado a expressar seus pensamentos.
  2. Ser provocado a questionar o conhecimento transmitido.
  3. Ser estimulado a indagar seu processo de produção.
  4. Conhecer a história básica do produtor de conhecimento, suas batalhas, dificuldades exploratórias, golpes de ousadias, fragilidade, preconceitos enfrentados, desafios vivenciados.
  5. Ter intimidade com a arte da dúvida.
  6. Aprender a expor e não impor suas ideias.
  7. Jamais considerar seus paradigmas, conceitos, opiniões, ideias, como verdades absolutas.
  8. Dar o direito para os outros confrontarem suas ideias.
  9. Não ter a necessidade neurótica de estar sempre certo. Saber que a unanimidade de pensamentos é burra. A sabedoria está em respeitar nossas diferenças.
  10. Trabalhar em equipe estimulando todos os participantes a expressarem suas ideias. No ambiente do debate, trocar conhecimentos, cruzar experiências, procurar caminhos, construir metas.

Decifrando o Código do Debate de ideias: Exercícios

  1. Expressar o que sente e pensa com respeito. Não ser submisso e nem marionete de ambientes e circunstâncias.
  2. Treinar trabalhar em equipe: valorizar a força do grupo, colaborar, interagir, traçar objetivos, valorizar ideias mesmo que inaproveitáveis. Romper o processo de isolamento e promover a cooperação.
  3. Estimular o cérebro do time, mais do que indivíduos. Provocar a inteligência dos membros e explorar seu potencial.
  4. Exercitar-se sempre a expor e não impor as ideias. Tomar cuidado com o tom de voz, a pressão e a insistência. Esses fenômenos são sintomas de que impõem suas ideias.
  5. Aprender a não ser monossilábico. Libertar o imaginário, deixar fluir o raciocínio.







" A vida é um grande contrato de risco, tem curvas imprevisíveis e acidentes inevitáveis. " Augusto Cury

" A sabedoria não esta em não falhar ou sofrer, mas usar nossas falhas para amadurecer e nosso sofrimento para compreender a dor dos outros. " Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário